Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Alimentos e Nutrientes

Alfarroba

A alfarroba (Ceratonia siliqua L.) é uma leguminosa tropical que se desenvolve em lugares secos. Suas vagens após secagem, trituração e torrefação dão origem ao pó ou farinha de alfarroba, que possui cor e aroma similares ao cacau.

Ela contém baixo teor de metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), estimulantes que em grandes quantidades são responsáveis por efeitos fisiológicos adversos, como o aumento da estimulação do sistema nervoso, insônia, ansiedade e irritação.

A farinha é rica em fibras (pectina) que auxiliam na motilidade intestinal e, além disso, a alfarroba é pobre em gorduras (0,7%).

Estudos identificaram 41 compostos fenólicos na alfarroba e afirmam que a mesma pode apresentar alta capacidade antioxidante. Alem disso é rica em vitaminas e minerais como:

  • Betacaroteno: atua na saúde da pele, dos olhos e das mucosas, aumenta a resistência a agentes infecciosos;
  • Vitamina B1: favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro, equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal de crianças;
  • Vitamina B2: benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular, mantém a saúde da pele, unhas, cabelos e mucosas;
  • Niacina: auxilia na produção de hormônios sexuais e auxilia no processo digestivo;
  • Cálcio: atua na formação de ossos e dentes e na condução de impulsos nervosos;
  • Ferro: importante para a formação de hemoglobina no sangue e oxigenação das células.

Além dessas propriedades, não possui potencial alergênico. Porém se consumida em grande quantidade, como possui alta concentração de taninos, levaria a sensação de adstringência e poderia impedir a absorção de proteínas consumidas pela dieta.

Pode ser utilizada em preparações de mingaus, bolos e tortas, além de poder ser consumida na forma de chocolate (chocolate de alfarroba).

Valor Nutricional – Farinha de alfarroba

 

100 g

Calorias

220 kcal

Proteínas

4,5 g

Carboidratos

48 g

Gorduras

0,6 g

 

 
 

Lucuma

 
 

A fruta peruana com o poder de adoçar

Mais
 

Goji berry

 
 

O fruto antioxidante.

Mais
 

Como escolher o azeite

 
 

Conheça os diferentes tipos de azeite e as vantagens de cada um.

Mais