Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Alimentos e Nutrientes

Chia

A chia é uma semente da planta salvia hispânica L. e nativa do México e Guatemala. Vem sendo muita consumida por quem busca uma alimentação natural e saudável, pois é uma semente rica em ômega-3, especialmente o ácido linolênico (ALA), o mesmo encontrado na semente de linhaça. É uma boa fonte de proteínas e de fibras. Além disso, contém fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio. E antioxidantes como o ácido caféico.

O ômega-3 tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. O seu consumo é necessário para o equilíbrio com o ômega-6 que consumimos, pois atualmente a dieta é composta por muitos alimentos fonte de ômega-6 em detrimento dos ricos em ômega-3. Dessa forma, nosso organismo entre em um estado pró-inflamatório, o que seria uma das causas de doenças como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

As proteínas da chia são de boa digestibilidade e de alto valor biológico, pois possui aminoácidos essenciais capazes de formar proteínas completas em nosso organismo. Seu consumo pode ser importante para vegetarianos e por ser um alimento protéico que não necessita de refrigeração, pode ser usado para complementar os lanches intermediários.

A chia é uma boa fonte de proteínas, possui tanto fibras solúveis como insolúveis. As fibras solúveis aumentam de volume e formam um gel em contato com os líquidos em nosso estômago, dessa forma proporcionam maior sensação de saciedade. Além disso, também faz com que o açúcar dos alimentos seja absorvido mais lentamente melhorando o controle glicêmico e evitando picos de insulina, prejudiciais para pessoas diabéticas e que desejam perder peso. No intestino as fibras aumentam o bolo fecal e diminuem o tempo com que as fezes ficam em contato com a mucosa, assim as toxinas são eliminadas mais rapidamente. A chia contém 4,3 g de fibras, o equivalente a 17% das necessidades diárias, em 1 colher (sopa).

A semente de chia pode ser consumida crua junto com o cereal matinal, no iogurte, nas saladas ou em bebidas; triturada em preparações como pães e biscoitos ou pode ser deixada de molho (1 colher em um copo de água por alguns minutos) para formar uma textura gelatinosa e ser usada no preparo de mingau, sopas, batida em sucos ou em receitas de bolo, por exemplo.

Valor Nutricional – Chia

 

100 g

Porção 1 colher (15 g)

Calorias

386 kcal

58 kcal

Proteínas

20 g

3 g

Carboidratos

7 g

1,1 g

Gorduras

31 g

4,7 g

 

 

 
Chia
 
 

Lucuma

 
 

A fruta peruana com o poder de adoçar

Mais
 

Goji berry

 
 

O fruto antioxidante.

Mais
 

Como escolher o azeite

 
 

Conheça os diferentes tipos de azeite e as vantagens de cada um.

Mais