Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Alimentos e Nutrientes

Caqui

O caqui é originário da China, mas devido ao clima tropical do Brasil se deu muito bem e é produzido praticamente em todo país, porém o Estado de São Paulo possui 60% da produção nacional. Além de um sabor refrescante e adocicado, o caqui é rico em fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

As fibras presentes no caqui são as solúveis, estas auxiliam no controle dos níveis de colesterol, uma vez que as fibras se ligam aos ácidos biliares eliminando-os nas fezes, e para a produção de mais ácidos biliares o organismo precisa recrutar mais colesterol, diminuindo assim os níveis desta gordura no sangue. Além disso, as fibras solúveis são responsáveis por retardar o esvaziamento do estômago, fazendo você se sentir saciado por muito mais tempo.

O caqui possui betacaroteno, vitamina C e os polifenóis. Esses nutrientes são considerados antioxidantes além de serem importantes para a visão, melhorar a saúde da pele e das unhas e impedir a ação dos radicais livres no corpo, prevenindo o desenvolvimento de aterosclerose e doenças coronarianas.

Atualmente já existe o caqui desidratado no mercado, é uma boa opção para quem não pode levar para o trabalho a fruta in natura e consumir no lanche da tarde por exemplo.

Conheça os tipos de caqui:

  • Taubaté: a principal característica é por ser um caqui “mole”, o mais consumido aqui no Brasil, possui cor bem avermelhada. É mais frágil por isso deve ser consumido rapidamente e seu armazenamento deve ser feito com cuidado para que não sejam amassados. Esses caquis devem ser consumidos maduros, pois possuem taninos substancia que faz “amarrar” a boca.
  • Fuyu: possui a polpa mais firme, está sendo bem consumido aqui no Brasil e colocado em saladas principalmente. Este caqui é bem doce e duram mais que os caquis taninosos.
  • Rama forte: possui consistência mais “mole” e é do grupo dos caquis variáveis, tanto podem “amarrar” a boca quanto possuir cor mais amarelada ou alaranjada.
  • Chocolate: quando cortado possui riscas cor de chocolate no seu interior. Não é tão doce e é mais “duro” que os demais.

 


Valor Nutricional – Caqui chocolate in natura

 

100 g

Porção 1 unidade (113 g)

Calorias

71,0 kcal

80,23 kcal

Proteínas

0,4 g

0,45 g

Carboidratos

19,3 g

21,1 g

Gorduras

0,1 g

0,1 g

 

 

 
 

Lucuma

 
 

A fruta peruana com o poder de adoçar

Mais
 

Goji berry

 
 

O fruto antioxidante.

Mais
 

Como escolher o azeite

 
 

Conheça os diferentes tipos de azeite e as vantagens de cada um.

Mais