Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Nutrição Esportiva

Ômega-3

Ômega-3 é o nome dado a uma família de ácidos graxos poliinsaturados. É um ácido graxo essencial que deve ser obtido através da dieta. É possível sintetizá-lo a partir do ácido graxo alfa-linolênico (ALA), porém este processo não é eficiente em nosso organismo. As formas predominantes de ômega-3 incluem, além do ácido gama e alfa linolênico, várias quantidades de EPA (ácido eicosapentanóico) e DHA (ácido docosaexanóico).

As fontes mais ricas e biodisponíveis deste ácido graxo são os peixes de águas frias, como atum, truta, sardinha, bacalhau, salmão, arenque. Além disso, os óleos dos peixes também têm alto teor de ômega-3, especialmente o óleo de fígado de bacalhau.

Para pessoas que praticam atividade física, seu uso estaria associado ao seu efeito antioxidante e a diminuição da resposta inflamatória secundária a injúria muscular. Além de alterar a composição da membrana muscular, melhorando o transporte de glicose e diminuindo a degradação protéica.
 

 
 

Importância de conciliar a nutrição com atividade física

 
 

O exercício regular só trará benefícios se houver também uma alimentação equilibrada.

Mais
 

Recuperação pós-treino

 
 

A alimentação após o exercício vai definir a sua performance nas próximas sessões treino. Saiba como se alimentar de forma correta.

Mais
 

Condutas nutricionais para uma prova de IRONMAN

 
 

Dicas de Alimentação e Hidratação

Mais