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Nutrição Esportiva

Antioxidantes

Cada célula do organismo necessita de uma fonte constante de oxigênio para converter o alimento consumido em energia. A queima de oxigênio, entretanto, libera os radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células sadias, podendo provocar envelhecimento, câncer entre outros sintomas.

Alguns agentes podem promover a formação desses radicais, tais como exercício, poluição ambiental, gordura saturada (dos alimentos), cigarro e álcool. Por outro lado, existem algumas substâncias que são anti-radicais livres, ou antioxidantes, e podem amenizar e retardar os efeitos dessas substâncias, e elas podem ser ingeridas em grande variedade através da alimentação.

A suplementação com nutrientes antioxidantes pode beneficiar indivíduos que praticam exercício, em algumas circunstâncias. Porém, diante da carência de informações associado exercícios e produção de radicais livres, a forma ainda mais segura e eficiente de se obter nutrientes antioxidantes é por meio da alimentação.

Alguns antioxidantes encontrados na alimentação são:
Flavonóides: fontes - cacau, vinho tinto e uva. Funções: Inibição de enzimas envolvidas na produção de radicais livres.
Licopeno: fontes -  tomate, toranja vermelha, melancia, goiaba vermelha. Funções: poderoso antioxidante que mantém a juventude das células por mais tempo e fortalece o sistema imunológico.
Vitaminas A, C, E e selênio: fontes - frutas (caqui, mamão, laranja, limão, acerola),
hortaliças (beterraba, espinafre, cenoura, tomate, brócolis, repolho), ovos e oleaginosas. Tem importante papel na prevenção de peroxidação lipídica e de dano em membranas celulares devido ao aumento de radicais livres.
 

 
 

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